– Grupo GI

Jovens líderes: como eles estão reestruturando o mundo corporativo?


Na visão tradicional, é comum que a liderança, em especial nos cargos mais altos, seja vista como um papel a ser desempenhado por pessoas com pelo menos mais de uma década de experiência, geralmente acima dos 40 anos. Assim, em média, profissionais que assumem cargos de liderança antes dos 40 anos podem ser classificados como jovens líderes.

Pessoas jovens assumindo a liderança já é tendência emergente em diferentes tipos de empresas, das startups às multinacionais. E existem alguns motivos para essa movimentação, tais como as mudanças aceleradas no mercado, causadas principalmente pela transformação digital. Com habilidades para lidar com as novas tecnologias e atentos às necessidades de desenvolvimento das soft skills, os profissionais mais jovens estão se preparando cada vez mais cedo para os cargos de liderança.

Como se tornar um jovem líder?

Para chegar ao posto, são imprescindíveis algumas características, como proatividade, antecipação aos problemas, pensar fora da caixa, visão holística, perfil influenciador e facilidade em assumir riscos. “E devemos destacar a capacidade de autodesenvolvimento, afinal, o profissional apenas conseguirá uma carreira acelerada se for um embaixador do seu próprio desenvolvimento e estiver sempre atento às oportunidades de aprendizado”, acrescenta o Diretor de Gente & Gestão da Gi Group Holding, Felipe Iotti.

Além disso, o profissional deve ter clareza do que deseja alcançar na sua carreira e criar um plano de ação para chegar aonde deseja. Iotti ainda ressalta que a liderança é uma habilidade que pode ser aprimorada, por isso, é necessário buscar os feedbacks dos pares, gestores e mentores. “O primeiro passo para o crescimento é identificar em que pontos se devem concentrar os esforços de melhorias e estar aberto aos conhecimentos que pessoas com mais experiências podem dividir, ajudando no desenvolvimento”, complementa.

Características que destacam um jovem líder

Alguns atributos podem contribuir para assumir uma liderança ainda jovem, tais como:

  • Performance acima do esperado de forma consistente: muitas vezes, quando um gestor precisa definir quem de seu time poderá ser promovido, serão considerados dois vieses: performance e comportamento/competências. Assim, um profissional que possui entregas diferenciadas, superiores ao acordado em velocidade, quantidade ou qualidade, tende a se destacar e crescer de forma acelerada na carreira.
  • Comportamento: profissionais que buscam autodesenvolvimento e são proativos, por exemplo, se voluntariando para um projeto que oferece oportunidade de aprendizado, ganham destaque no time.
  • Perfil de liderança: um líder é naturalmente identificado pelo time. São profissionais que possuem perfil influenciador e costumam se posicionar de forma diferenciada em relação aos demais da equipe. Por exemplo, em situações em que o líder formal da equipe não está disponível, esses profissionais acabam se colocando à frente das situações, muitas vezes acabam sendo procurados de forma automática por outros da organização.

Contudo, o mercado de trabalho ainda pode apresentar preconceito em relação aos jovens profissionais em posições de líderes.

Para Iotti, isso normalmente ocorre em duas circunstâncias. Em uma delas é na liderança de outras pessoas com mais tempo de experiência e quando a diferença de idade em relação aos pares é considerável. “Algumas pessoas ainda acham que experiência e maturidade estão diretamente relacionadas com tempo ou com idade quando, na verdade, está relacionada às situações vividas e a qualidade do tempo investido em algo”, explica. “Um jovem líder pode sofrer algum tipo de preconceito por parte de seus pares pelo mesmo motivo: confundir maturidade com tempo”, acrescenta o diretor.

Jovens líderes derrubando paradigmas

Como um ecossistema global de recursos humanos e terceirização de serviços gerenciados, na Gi Group Holding encontramos diversas empresas, todos os anos, em busca de talentos brilhantes para ocuparem cargos de liderança. E, na maioria dos casos, a idade não é um requisito. Os anos de experiência são valorizados, porém mais importante do que isso são as habilidades que os candidatos possuem.

Descubra quais são essas habilidades e confira depoimentos de 6 jovens líderes no e-book Novos líderes: Os jovens líderes estão reestruturando o mundo corporativo. Você faz parte desse grupo? Faça o download gratuito aqui!

.

Autor:

Gi Group Holding

Publicado em: 11 Agosto 2023

Outros artigos: