A dúvida sobre o retorno financeiro gerado pelos treinamentos pode levar à contenção de recursos ou até ao cancelamento de programas promissores numa empresa.
Por isso, saber como calcular o ROI (Retorno sobre Investimento) é tão importante: é uma métrica que ajuda a comprovar de forma objetiva o impacto das capacitações nos resultados de vendas. A fórmula é simples:
ROI = (Ganho – Custo do investimento) / Custo do investimento
Imagine que uma empresa investiu R$ 10.000 em um programa de T&D (treinamento e desenvolvimento) para a equipe de vendas. Após os treinamentos, o aumento nas vendas gerou um lucro adicional de R$ 25.000.
ROI = (25.000 – 10.000) / 10.000 = 1,5
Significa que, para cada real investido, a empresa obteve um retorno de R$ 1,50. Para chegar à porcentagem, basta multiplicar por 100 = 1,50 x 100 = retorno de 150%.
Calcular o ROI de programas de treinamento e desenvolvimento facilita a tomada de decisões mais estratégicas porque o retorno é baseado em dados. Eles concretizam o custo-benefício das ações, traduzindo o valor agregado para a organização.
É uma forma de fortalecer a confiança da liderança na importância do T&D, abrindo espaço para novos projetos e aprimoramentos.
Além da otimização e assertividade no uso de recursos, a educação corporativa faz com que os colaboradores se sintam mais valorizados, o que ajuda na retenção de jovens talentos e colaboradores antigos.
De acordo com relatório do LinkedIn, 7 em cada 10 profissionais afirmam que os treinamentos no trabalho contribuem com o sentimento de conexão com a empresa.
De maneira geral, o cálculo do ROI em iniciativas de T&D evidencia a eficácia dos treinamentos, influencia no aumento do desempenho organizacional e reduz a necessidade de turnover, aumentando o engajamento dos times.
Um número positivo não necessariamente indica um resultado suficiente.
Então, como calcular o ROI de um projeto, afinal? Apesar da fórmula simples do ROI, entender seus impactos reais no negócio depende de outros fatores, como:
Além de comprovar a eficácia das iniciativas de T&D, esses métodos facilitam a tomada de decisões sobre os investimentos futuros em capacitação. Veja algumas abordagens eficazes:
Modelos consagrados de avaliação de T&D. Enquanto o modelo de Kirkpatrick foca em quatro níveis (reação, aprendizado, comportamento e resultados), o de Phillips adiciona o quinto nível, que calcula o ROI financeiro de forma direta.
Consiste em comparar o aumento nas vendas diretamente relacionado ao treinamento com os custos envolvidos. Essa abordagem é mais prática quando há dados claros sobre o impacto das ações de T&D.
Envolve comparar os resultados dos programas de T&D com os de empresas do mesmo setor, ajudando a entender se os investimentos estão gerando retornos competitivos.
Enquanto a avaliação formativa ocorre durante o treinamento para ajustar métodos e conteúdos, a somativa é realizada ao final para medir os resultados alcançados em termos de desempenho e retorno financeiro.
Para alinhar os programas de T&D aos objetivos empresariais, é fundamental ter clareza sobre as metas estratégicas e direcionar os treinamentos para desenvolver habilidades específicas que suportem esses objetivos.
Além disso, envolver líderes e gestores na definição das competências a serem aprimoradas facilita a conexão entre T&D e resultados concretos.
Realizar diagnósticos periódicos ajuda a identificar lacunas de conhecimento e permite que os treinamentos sejam ajustados se necessário.
Também é importante monitorar indicadores de desempenho que comprovem o impacto dos treinamentos nas áreas prioritárias. Saber como calcular o ROI, taxas de produtividade e outros KPIs relevantes permite avaliar se as ações de T&D estão de fato maximizando os resultados.
A Gi Group Holding é especialista em Treinamento e Desenvolvimento e capacitada para ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos. Conheça nossas soluções.
Gi Group Holding
Publicado em: 28 de abril de 2025