De forma resumida, Business Process Outsourcing, ou BPO, é a terceirização de uma ou mais áreas de uma organização. Ou seja, refere-se à contratação de serviços para processos que serão executados por um prestador especializado. O BPO já é uma tendência, por ser uma estratégia que permite à empresa focar nas atividades primárias, potencializando sua capacidade competitiva.
Não se trata de uma terceirização comum de um serviço específico e/ou eventual, mas sim de deixar um determinado setor do negócio nas mãos de uma empresa com ferramentas adequadas e profissionais com experiência e conhecimento para executar as tarefas dessa área.
São várias as situações em que as empresas podem se beneficiar da implementação da prática de BPO, o que significa mais flexibilidade e eficiência de custos que podem ser alcançadas. Portanto, é um investimento que acaba gerando retorno financeiro e funciona para empresas de qualquer porte.
Com o BPO, é possível se dedicar melhor ao core business, apoiado por um parceiro especializado que agregue valor à sua estratégia.
Provedores terceirizados especializados e focados em serviços de RH ou Tecnologia, por exemplo, têm um desempenho mais eficiente, por terem maior volume e foco. Por isso, são capazes de transferir essas economias de custo para seus clientes e aporte de conhecimento aos seus processos.
Um outro exemplo é o Atendimento ao Cliente: ao terceirizar essa área, você garante que seus clientes estão sendo todos atendidos da melhor maneira e respeitando prazos. Assim, a chance de conquistar e fidelizar o consumidor é muito maior.
O Backoffice é um setor que não tem contato com o cliente, mas é igualmente importante para as empresas, uma vez que está envolvido com processos burocráticos e de suporte a outras áreas do negócio. São as tarefas administrativas como recrutamento se seleção
(RPO); tarefas financeiras como contas a pagar e a receber; área de tecnologia como desenvolvimento de software e suporte a usuários, entre diversas outras possibilidades.
Com a combinação de tecnologia, automação e um modelo de entrega de serviços baseado em processos estruturados, o BPO de Backoffice permite aos clientes a liberdade de gastar seu tempo produtivo com o trabalho para o qual são especializados, e na estratégia da empresa, em vez de serem limitados por tarefas administrativas.
Consequentemente, o BPO pode reduzir os custos terceirizando com uma empresa especialista focada nesse tipo de serviço, garantindo aumento de produtividade, maior agilidade na conclusão das tarefas e uma quantidade menor de erros e retrabalho.
Você pode terceirizar praticamente qualquer área de negócios, o que é uma maneira simples de direcionar o foco estratégico da sua empresa.
Para implementar um serviço de BPO, gaste um pouco de tempo certificando-se de entender e transmitir, por escrito, quais tarefas você deseja terceirizar. Por exemplo, se você está terceirizando as tarefas administrativas, talvez seja necessário colocar suas atividades em ordem para que elas sejam passadas da melhor forma à empresa especializada, além de orientar seu prestador os pontos mais importantes para o seu negócio, de forma a facilitar o entendimento das prioridades e criticidades.
Agora que você já sabe como o BPO funciona e quais as vantagens para a sua empresa, que tal analisar quais setores do seu negócio você pode deixar nas mãos de uma empresa de confiança?
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Publicado em: Agosto 2023